Pão, Tulipas e Educação

Este é um ambiente onde será refletido assuntos ligados à Educação e reflexão do papel do professor.

terça-feira, novembro 07, 2006

Tarefa de casa1

Sendo que grande parte dos professores não está convencido que a tarefa de casa faz alguma diferença na vida escolar de seus alunos, então qual o objetivo de dar tarefa de casa? Justifique.

23 Comments:

  • At 9/11/06 11:45, Anonymous Anônimo said…

    Acredito que dar a tarefa de casa deveria ter como objetivo, dar ao aluno a responsabilidade de realizar de forma individual e num espaço próprio trabalhos desafiantes que requeiram pesquisa, provoquem questionamentos e estimulem o uso, em situações novas, de conceitos construídos em classe. A tarefa de casa nos possibilitaria ainda que se percebesse dificuldades no processo de aprendizagem. Como isso não ocorre acredito que não há uma necessidade que a mesma ocorra, se for uma atividade de fazer por fazer.

     
  • At 11/11/06 08:26, Anonymous Anônimo said…

    Acredito que cada pessoa tem uma opinião diferenciada, de acordo com suas experiências. Para mim, acho que a tarefa de casa é um instrumento, que utilizo eventualmente, para os alunos buscarem dados e informações que irão complementar os trabalhos em sala, ou quando sinto que há necessidade de praticar mais algum ponto em que estejam precisando praticar( e infelizmente sabemos que só fazem quando é exigido e ainda assim quem mais precisa é o que menos faz).

     
  • At 11/11/06 08:36, Anonymous Anônimo said…

    PENSO QUE A TAREFA DE CASA DEVE SER UM MOMENTO PRAZEIROSO DE ESTUDOS, EM QUE O ALUNO SE SINTA ESTIMULADO A RESOLVER SUAS DÚVIDAS ATRAVES DE ATIVIDADES CRIATIVAS E DESAFIADORAS. É TAMBÉM UMA OPORTUNIDADE PARA A FAMÍLIA SE INTERAR DOS ASSUNTOS ESTUDADOS PELA CRIANÇA A FIM DE TORNÁ-LA PARTICIPATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SE A TAREFA DE CASA NÃO TIVER ESTES OBJETIVOS, ALÉM DE LEVANTAR DÚVIDAS E ESTIMULAR O HÁBITO DO ESTUDO DIÁRIO, ELA PERDE O SENTIDO E SE TORNA DISPENSÁVEL.

     
  • At 11/11/06 08:39, Anonymous Anônimo said…

    Penso que a tarefa de casa deva ser transmitada de forma interessante, atraente e desafiante. Que a fala da professora sobre a realização desta tarefa seja repleta de valorização sobre o trabalho que o aluno terá para fazê-la.

     
  • At 11/11/06 08:48, Anonymous Anônimo said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 11/11/06 08:58, Anonymous Anônimo said…

    Realmente a tarefa de casa atualmente tem mais nos dado dor de cabeça do que resultados positivos.Mas, a partir do momento que acredito que auronomia é um dos princípios que deve nortear o trablho da escola com o aluno, compreendo que devam existir momentos em que o aluno trabalhe sozinho e em casa, exercitndo também este príncipio.

     
  • At 11/11/06 08:59, Anonymous Anônimo said…

    PENSO QUE A TAREFA DE CASA FAZ SIM DIFERENÇA NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO,MAS ESTE PRECISA TER ESTA CLAREZA.
    VEJO O PROFESSOR UM TANTO PERDIDO,DESILUDIDO, NUMA SITUAÇÃO DELICADA,SE PROPÔE TAREFA,O ALUNO NÂO FAZ,OU AINDA É CRITICADO ,POIS TAREFA DE CASA É COISA DO PASSADO.A TAREFA DE CASA PRECISA FAZER UM LINK COM A SALA DE AULA,DESPERTAR NO ALUNO O DESEJO DE D E S C O B R I R.ACREDITO SER ESTE O OBJETIVO DA TAREFA DE CASA.

     
  • At 11/11/06 10:05, Anonymous Anônimo said…

    Acredito que as tarefas de casa auxiliam para a compreensão do conteúdo proposto, visto que é um momento que o aluno deve concentrar-se individualmente para realizar os exercícios ,permitindo que ele próprio verifique o que não aprendeu e possa questionar junto ao professor.

     
  • At 11/11/06 10:07, Anonymous Anônimo said…

    A tarefa de casa, é um complemento do que está se trabalhando em aula,um momento para os pais poderem junto com seus filhos participarem.Também considero que a tarefa de casa seja uma responsabilidade e um momento de estudo para o aluno.Pois neste momento ele precisará tirar um tempo para o estudo, seja leitura , escrita ou até mesmo uma atividade artística.

     
  • At 11/11/06 10:09, Anonymous Anônimo said…

    Eu vejo resultados nas tarefas por mim proporcionadas;sinto envolvimento ,prazer e satisfação nos meus alunos em apresentar suas criações e descobertas e percebo que socializa com a familia a busca do conhecimento.ADRI

     
  • At 11/11/06 10:12, Anonymous Anônimo said…

    Visto que a grande maioria dos alunos não tem comprometimento na busca de maiores conhecimentos, penso, que a tarefa hoje não tem significado, outro sim, se fosse levado a sério seria motivo de grande aprendizagem, já que o aluno poderia tirar suas dúvidas naquilo que não aprendeu em sala de aula, podendo retomar com o professor.

     
  • At 11/11/06 10:35, Anonymous Anônimo said…

    Considero que as tarefas de casa podem ser significativas, pois é o espaço que o aluno possui para criar, interagir sobre determinado assunto com sua familia, que por vezes pode ser parte atuante na atividade a ser realizada. Possibilita ao aluno exercitar determinadas qualidades, tais como: responsabilidade, comprometimento e organização.
    Ex de atividade realizada: Após a discução sobre a importância da prática de atividades fisicas, os alunos comprometeram-se a repassar o conhecimento adquirido e motivar seus familiares a praticarem atividades fisicas.

     
  • At 12/11/06 17:03, Anonymous Anônimo said…

    Muitas vezes é nesse momento que alguns pais ficam sabendo o que seus filhos estão estudando. Alguns alunos podem perceber nessa hora que não entenderam o conteúdo estudado. Marinês

     
  • At 13/11/06 11:24, Anonymous Anônimo said…

    MEUS ALUNOS SÃO DE 6 ANOS E A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DOU TEMAS DE CASA, UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA, COM OBJETIVO DE ADQUIRIREM RESPONSABILIDADE, TEREM UMA CONTINUAÇÃO DO QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO EM AULA E TEREM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS.
    COMEÇO MAIS OU MENOS NESSE PERÍODO PORQUE PERCEBO UM AMADURECIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, PARTINDO DELES A VONTADE DE LEVAREM TRABALHOS PARA
    FAZER EM CASA.

     
  • At 13/11/06 11:26, Anonymous Anônimo said…

    Quando o aluno entender que tema não é castigo e perda de tempo,acredito que ele irá aproveitar esse momento para sanar dúvidas e desenvolver "outros" meios de solucionar os objetivos propostos.

     
  • At 13/11/06 21:08, Anonymous Anônimo said…

    Tarefa de casa só faz a diferença quando realmente ela desafia o aluno,temas criativos onde o aluno poderá realizar com prazer tem sentido para o nosso aluno de hoje.

     
  • At 16/11/06 15:09, Anonymous Anônimo said…

    Eu acredito que a tarefa de casa pode proporcionar ao aluno momentos de interiorização e aprofundamento do conhecimento já adquirido. Durante este ano eu tenho tido boa experiência de realização das atividades propostas como "tema" aos alunos. Eles, na maioria das vezes me solicitam tarefa. Tenho diversificado os tipos de atividades, e poucos deixam de realizá-las. também tenho proposto estudos de alguns assuntos e pesquisas dentro do tema em estudo.Nair

     
  • At 16/11/06 20:08, Anonymous Anônimo said…

    A tarefa de casa tem como objetivo auxiliar o educando na compreensão de determinados conteúdos, além de colaborar na criação do hábito de estudo. Mas ela tem se tornado uma questão polêmica, tanto para o aluno quanto para o professor, pois fazer o aluno entender o seu valor sem cobrança tem sido desgastante. Perante esta situação sou contra a tarefa de casa. A meu ver o aluno tem que realizar as atividades com prazer e se isso não acontece, não há motivo para que aconteça.

     
  • At 19/11/06 14:54, Anonymous Anônimo said…

    A tarefa de casa deve ser uma atividade prazerosa e que faca com que o aluno crie o hábito de estudar/revisar o que foi visto em aula e não ser encarada como castigo. Essa atividade deve envolver a família, proporcionar ao aluno novas maneiras para solucionar suas dificuldades.

     
  • At 19/11/06 15:00, Anonymous Anônimo said…

    A tarefa de casa deve ser uma atividade prazerosa e que faca com que o aluno crie o hábito de estudar/revisar o que foi visto em aula, e não ser encarada como castigo. Essa atividade deve envolver a família e proporcionar ao aluno novas maneiras de solucionar suas dificuldades. Rosangela

     
  • At 19/11/06 21:32, Anonymous Anônimo said…

    Concordo com a colega Tânia quando ela fala sobre o entendimento da tarefa de casa, é preciso que o aluno tenha claro o objetivo da mesma e, se esta, terá uma continuidade na sala de aula, caso contrário fica vazia e perde o valor.

     
  • At 20/11/06 14:34, Anonymous Anônimo said…

    Acredito que a tarefa de casa é a oportunidade que o aluno tem de, num ambiente diferenciado, poder "experimentar" o que aprendeu ou não,tentando avaliar se consegue dar conta do que foi trabalhado em aula, sem a presença da professora.

     
  • At 5/12/06 12:21, Anonymous Anônimo said…

    ACREDITO QUE A TAREFA DE CASA SERVE PARA QUE O ALUNO RETOME O CONTEUDO ESTUDADO ESCLARECENDO SUAS DUVIDAS E APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS.AO ESTUDAR SOZINHO , EM UM LOCAL ADEQUADO,SUA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO TORNA-SE MAIOR AUMENTANDO SUA CAPACIDADE DE CRESCER EM CONHECIMENTOS BUSCANDO NOVAS APRENDIZAGENS QUE DESVENDARÃO POSSÍVEIS DÚVIDAS.ESTUDO É MUITO IMPORTANTE.O ALUNO PRECISA SABER O QUE FOI ESTUDADO E NÃO APENAS VER DETERMINADA MATÉRIA.TEMOS QUE DAR MAIOR VALOR AO SABER.QUANTO MAIS VC SABE,MELHOR VC VIVE,PARTICIPA,CONVIVE,DEBATE...CRESCE COMO SER HUMANO.ESTAMOS EXIGINDO O MÍNIMO,QUANDO DEVERÍAMOS DESPERTAR O MÁXIMO A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.SÔNIA PIERZCHALSKI

     

Postar um comentário

<< Home