Pão, Tulipas e Educação

Este é um ambiente onde será refletido assuntos ligados à Educação e reflexão do papel do professor.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Shabat Educacional


Você considera importante um momento sabático na Educação? Como você vislumbra possível este acontecimento?


Cena do Filme Pão e Tulipas -Direção: Silvio Soldini

35 Comments:

  • At 5/9/06 13:45, Anonymous Anônimo said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 5/9/06 13:47, Anonymous Anônimo said…

    Sim, considero importante ter este tempo para refletir.
    Acho que pode ocorrer de várias formas: através de um momento em que você percebe que o que tem sido feito não está atingindo os objetivos propostos, trocando de série ou até mesmo esperimentando situações diferentes(desafios)... quem sabe até mesmo fora da área da educação! Fabiana

     
  • At 5/9/06 13:51, Anonymous Anônimo said…

    Sim. Acho que no momento que você faz uma avaliação do teu trabalho e percebe que algo está deixando você inquieto,com certeza surgirá
    um momento sabático.

     
  • At 6/9/06 00:11, Anonymous Anônimo said…

    Sim, considero de extrema importância este momento que, para mim, significa um corte, uma mudança de rumo, um ato de coragem, pura experimentação. E, como experimentação, longe da finitude, momento sem início ou fim determinados, algo que se dá no MEIO, ENTRE... Acho que para a Machado, a hora é agora! Em vários Conselhos de Classe já falamos da necessidade da extinção da nota, da potência dos pareceres descritivos, do corte nas listagens de conteúdos. E isso só depende da nossa vontade e de uma mudança no nosso PPP. Alguém mais se arrisca...
    Rose

     
  • At 6/9/06 08:38, Anonymous Anônimo said…

    Vários momentos shabáticos já ocorreram na Educação, acredito que cada professor tem que encontrar o seu caminho, cada turma é diferente, cada aluno, cada ano, precisamos nos adaptarmos e evoluirmos juntos.Na essência não mudou muito, o que mudou foi a forma, muita informação, pouca formação. O professor tem obrigação de ajudar o aluno a construir uma vida melhor para ele e para os seus, levá-lo a sonhar com uma vida melhor, dar a ele uma esperança de um futuro.Uma sugestão para que ocorra esta mudança é trazermos os pais para dentro da escola, não só para reclamarmos dos seus fihos, mas eles mesmos voltarem a estudar.
    É importante uma maior aproximação afetiva entre pais e filhos, com certeza, o amor faz milagres.
    No filme, os personagens avançaram ou retrocederam para serem felizes?

    Noeli.

     
  • At 6/9/06 08:54, Anonymous Anônimo said…

    È muito importante parar,refletir,avaliar e recomeçar.Mudanças exigem comprometimento, maturidade e não apenas coragem. É preciso resgatar a família e os valores.Pergunto: Quem faz as leis conhece a realidade de uma sala de aula? Por que os ¨CURSINHOS¨ estão superlotados? Como conviver com a falta de respeito e a volência?

     
  • At 6/9/06 15:19, Anonymous Anônimo said…

    Seria um momento de parada para redimencionar práticas pedagógicas e vislumbrar novos horizontes.Temos de ter a corajem para arriscar novos desafios e alternativas educacionais.

     
  • At 10/9/06 13:54, Anonymous Anônimo said…

    A meu ver, o momento sabático na Machado é irreverssível... O nosso momento chegou!!!! É necessário termos clareza que estamos diante da possibilidade real de construirmos democrática e coletivamente o PPP da nosso escola, baseado nas características, aspirações, demandas e necessidades efetivas da nossa comunidade escolar. Um PPP, verdadeiramente democrático, nos remeterá à práticas solidárias, significativas e prazerosas. Marco

     
  • At 10/9/06 21:31, Anonymous Anônimo said…

    Sim. Acho que essa semana tivemos um pequeno momento sabático. Dentro dos encontros, conselhos de classe, temos oportunidade de momentos sabáticos.
    Precisamos ter coragem,e principalmente querer esse momento...Marinês

     
  • At 10/9/06 22:37, Anonymous Anônimo said…

    Sim,acho muito importante.É possível no momento em que o professor se permite ousar,ama oque faz e tenta sempre inovar suas aulas,se atualizando e buscando descobrir o mundo de seus alunos,para que todos possam ter este momento sabático.(adorei o filme,acho muito bom como são abordadas nossas reuniões,sempre despertando a realização profissional sem esquecer o lado pessoal).Bjs Su.

     
  • At 11/9/06 09:35, Anonymous Anônimo said…

    Penso que é imprescíndivel momentos sábaticos na Educação. Vislumbro estes acontecimentos nas atividades extra classe ou comemorativas, como: Baile de Carnaval, Festa de São João, gincanas, interséries, visitação a museus e exposições... Toda vez que o professor ousar em fazer algo diferente, sair do trivial estará proporcionando um momento sábatico a si e a seus alunos.
    "É preciso permitir-se."

     
  • At 11/9/06 09:42, Anonymous Anônimo said…

    A educação tem que ser sempre repensada pois é um processo contínuo e cheio de mudanças.Não adianta repensar a "minha" sala de aula sem levar em conta o restante da escola e do grupo, como continuidade do desenvolvimento do meu aluno.
    Tempo, nós fazemos, e eu creio que se a escola investir na formação e atualização do seu corpo docente, o retorno virá em pessoas mais felizes, criativas e dinâmicas, abertas a toda e qualquer mudança.

     
  • At 11/9/06 09:48, Anonymous Anônimo said…

    A cada ano recebemos uma nova formação de turma, que terá um jeito e interesse próprios. o professor vem, ou deveria vir, com uma base de informações abertas. Penso que é no intervalo da possibilidade de desenvolver com o aluno uma maior quantidade de informações e vivências que está a possibilidade de mudança e a qualidade do ensino. É imensa a responsabilidade do professor perante a formação do educando, pois hoje o ensino não está limitado a transmissão de conhecimento (via osmose), mas sim como transformá-lo.Perante esta realidade não cabe repetir uma aula.

     
  • At 11/9/06 10:40, Anonymous Anônimo said…

    Penso que precisamos conhecer a turma e através dela criar uma linha de trabalho. É este trabalho que fará com que mudemos a nossa maneira de atuar e pensar, fazendo com que o professor reflita inclusive no seu trabalho diário e na sua maneira de atuar perante situações que apareçam.

     
  • At 11/9/06 12:10, Anonymous Anônimo said…

    Acho que o momento sabático é de extrema importância no contexto em que estamos vivendo, principalmente na educação, onde nos deparamos com situações em que se faz necessário esta parada para podermos ter prazer, paixão no que nos propormos no nosso dia a dia.O vislumbramento virá através de uma análise do seu pedagógico, de ver quais as mudanças que deverão ocorrer para que o casamento seja perfeito dentro da educação.

     
  • At 11/9/06 12:25, Anonymous Anônimo said…

    Mara
    Acredito que para se mudar, precisa o fator ( querer) precisa vir de dentro de nós, aí sim, tudo fica mais fácil.Não assisti ao filme, mas pelo que ouvi, ele fala de uma mudança, mudança esta que as vezes se faz necessária para aprendermos e passar por desafios,tanto na vida pessoal como na profissional.
    Mara

     
  • At 11/9/06 14:44, Anonymous Anônimo said…

    momentos assim são fundamentais pra a gente saber que está vivo, que é capaz e principalmente pra poder respirar com prazer e dormir em paz.

     
  • At 11/9/06 15:03, Anonymous Anônimo said…

    penso que,quando traçamos metas a serem alcançadas,nos disponibilizamos,nos despimos de pré-conceitos,esquecemos os rótulos e partimos em busca do que acretitamos ser possível estamos vivenciando um momento sabático.

     
  • At 11/9/06 15:03, Anonymous Anônimo said…

    penso que,quando traçamos metas a serem alcançadas,nos disponibilizamos,nos despimos de pré-conceitos,esquecemos os rótulos e partimos em busca do que acretitamos ser possível estamos vivenciando um momento sabático.

     
  • At 11/9/06 15:04, Anonymous Anônimo said…

    penso que,quando traçamos metas a serem alcançadas,nos disponibilizamos,nos despimos de pré-conceitos,esquecemos os rótulos e partimos em busca do que acretitamos ser possível estamos vivenciando um momento sabático.

     
  • At 11/9/06 15:13, Anonymous Anônimo said…

    ACHO QUE MOMENTOS ASSIM SÃO IMPORTANTÍSSIMOS, POIS NOS FAZEM REFLETIR SOBRE O QUE ESTAMOS VIVENDO,TRABALHANDO OU TRANSMITINDO AOS NOSSOS ALUNOS E ÀS OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO A NOSSA VOLTA.ESTAR EM SALA DE AULA É UMA TAREFA DIFÍCIL E AO MESMO TEMPO FASCINANTE,E QUE DEPENDENDO DO RETORNO QUE TEMOS, SEJA ELE BOM OU RUIM, NOS FAZ REFLETIR SOBRE O NOSSO TRABALHO, SOBRE O QUE ESTÁ CERTO OU "ERRADO". ACREDITO QUE ENCONTRANDO UM TEMPO PARA PENSARMOS SOBRE NOSSAS VIVÊNCIAS, NOS FAZ VIVER ESTE MOMENTO SABÁTICO...

     
  • At 11/9/06 15:42, Anonymous Anônimo said…

    Percebo a educação como um processo permanente, e acredito ser necessário momentos de descontração e de reflexão para melhor agirmos em sala de aula. Percebo o "repouso" algo muito necessário para nós professores.

     
  • At 11/9/06 17:42, Anonymous Anônimo said…

    SIM, ACREDITO QUE UM MOMENTO SHABÁTICO NA VIDA DE CADA PESSOA É MUITO IMPORTANTE, EM ESPECIAL PARA NÓS PROFESSORAS/ES. EU VISUALIZO ESTE MOMENTO COMO UM TEMPO DE RECICLAGEM, PARADA, REFLEXÃO, DESCANSO... EM OUTROS LUGARES JÁ OUVI COMENTÁRIOS DE QUE ESTE MOMENTO PODE SER CHAMADO DE "LICENÇA PRÊMIA", MAS ESTE É UM ASSSUNTO PARA MUITA REFLEXÃO E CONVERSA ENTRE NÓS EDUCADORES. OBRIGADA POR PODER EXPRESSAR O QUE PENSO! NAIR MARIA RAUBER

     
  • At 11/9/06 20:20, Anonymous Anônimo said…

    Todos os momentos de parada e reflexão da nossa prática podem se tornar momentos shabáticos, mas para que isso aconteça é preciso antes de tudo haver desejo, de poder "baixar a guarda" das nossas idéias ultrapassadas e congeladas a respeito de uma realidade, que diariamente se transforma e exige de nós novas alternativas do que ensinar e de como ensinar.

     
  • At 11/9/06 21:19, Anonymous Anônimo said…

    Momentos sabáticos são importantes na nossa vida, não só na educação. Acredito que este momento esteja muito dentro de nós. Vislumbro este acontecimento a cada reflexão/avaliação que faço do meu trabalho.

     
  • At 11/9/06 21:54, Anonymous Anônimo said…

    Penso que momentos como o que tivemos no Seminário Pão Tulipas e Educação, valorizam o professor, pelo carinho e atenção dedicados a ele.São momentos assim, prazeirosos, de reflexão e crescimento pessoal e profissional, que despertam sentimentos adormecidos pela rotina, desacomodam certezas provisórias, opotinizam novos olhares, novos saberes, auto-conhecimento e auto-crítica.

     
  • At 11/9/06 21:58, Anonymous Anônimo said…

    Anônimo disse...
    Penso que momentos como o que tivemos no Seminário Pão Tulipas e Educação, valorizam o professor, pelo carinho e atenção dedicados a ele.São momentos assim, prazeirosos, de reflexão e crescimento pessoal e profissional, que despertam sentimentos adormecidos pela rotina, desacomodam certezas provisórias, opotinizam novos olhares, novos saberes, auto-conhecimento e auto-crítica.
    Fátima Graziele

     
  • At 11/9/06 23:07, Anonymous Anônimo said…

    Com certeza é de fundamental importância um momento sabático. É importante que aprendamos a “sair de cena”, para melhor nos avaliar, bem como rever nossos conceitos. Penso que isto vale tanto para nossa vida pessoal como profissional. E como profissionais da Educação nunca estamos certos de nada, pois a cada minuto que passa as coisas estão acontecendo e um minuto atrás já é história, então não podemos esperar “ter tempo”. Nosso dia a dia é um constante desafio que nos coloca frente a situações que exigem muitas vezes de nós, uma resposta imediata. Precisamos estar alertas!
    Momentos como este que está ocorrendo, são importantíssimos, pois nos levam a refletir e interagir com o novo, de forma prazeirosa. Não seria disto também, o que os alunos gostam?
    Leni

     
  • At 12/9/06 00:53, Anonymous Anônimo said…

    Bem acredito que seja muito importante um momento sabático, não apenas em nossa escola, mas em todas, mas deve iniciar em algum lugar porque não sermos nós os pioneiros... È uma proposta que se torna alternativa de contra-regulação e apoio a processos de mudança complexos na escola. Por isto, a qualidade é produto de um processo de avaliação institucional construído coletivamente, tendo como referência o projeto político-pedagógico da escola. A reflexão necessária à elaboração de diretrizes (para definição de uma política) deve considerar o estabelecimento de alguns conceitos básicos que, por sua vez, serão orientadores de como essas diretrizes podem se transformar em ações concretas. Além dessa revisão acredito que temos que repensar o nosso atuar, como diz Paulo Freire: A tarefa do educador é a de problematizar aos educandos o conteúdo que os mediatiza, e não a de dissertar sobre ele, de dá-lo, de estendê-lo, de entregá-lo, como se tratasse de algo já feito, elaborado, acabado, terminado. Neste ato de problematizar os educandos, ele se encontra igualmente problematizado. (Freire, 1975, p. 81) Dessa maneira, os conteúdos problemáticos, que irão constituir o programa em torno do qual os sujeitos exercerão sua ação gnosiológica não podem ser escolhidos por um ou por outro dos pólos dialógicos, isoladamente. (Idem, ibid., p. 86)
    Este momento não é só para nossa vida profissional, mas para nossa vida pessoal, pois nunca é tarde para mudanças e realizações de nossos sonhos verdadeiros.

     
  • At 12/9/06 16:05, Anonymous Anônimo said…

    É importante termos este momento para refletirmos sobre nossa prática em sala de aula,pois educação é um processo de construção permanente. Momentos sabáticos devem ser idealizados não só na prática docente, mas na vida pessoal, momentos para alimentar a alma, levantar o ego, fazer uma mudança radical. Já vivi meu momento sabático e estou pronta para viver muitos outros. Rosangela Böes

     
  • At 13/9/06 10:59, Anonymous Anônimo said…

    Sandra disse:o momento sabático é muito importante para nós educadores, pois no remete a repensar e avaliar de maneira racional e tanqüila o "ensinar aprendendo".Paz e harmonia trarão com certeza para Equipe da Machado um momento sabático muito prazeroso e produtivo!Vamos rever valores,pensar e repensar que nossos alunos são o mais importante!Não esquecendo a energia positiva entre colegas ..porque o amor que eu recebo passa por mim e volta em dobro para quem o enviou....Sandra Monteiro

     
  • At 13/9/06 23:47, Anonymous Anônimo said…

    Acredito que todos devamos passar e ter este momento sabático pois é neste momento que cortamos certas amarras de nosso passado tendo coragem de conher o novo , o desconhecido.Há momentos na vida em que desejo que meus alunos
    Sonhe com o que queiram sonhar,
    que Sejam o que queiram ser….pois
    Temos apenas 1 vida e 1 oportunidade para fazer tudo aquilo que queremos.
    Temos que não ter medo do novo, do desconhecido e acima de tudo querer conhecer...e rompermos com antigos paradigmas.
    Vera

     
  • At 13/9/06 23:51, Anonymous Anônimo said…

    Acredito que seja importante o momento sabático em nossas vidas pois desta maneira estaremos levando isso para nossos alunos.
    O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.
    Não tenha medo de sonhar e de ousar.
    Joice

     
  • At 20/9/06 15:06, Anonymous Anônimo said…

    Sim, considero tal momento importante e possível, não só para a educação, mas para a nossa vida, pois vivemos em constante mudança, aprendendo e ensinado. Mudança essa que pode, por momentos, nos deixar intranqüilos, preocupados, causar medo, mas o prazer da superação, do sucesso, do conhecer é incomensurável. Claudia.

     
  • At 16/11/06 16:24, Anonymous Anônimo said…

    Desculpe o atraso deste comentário, mas em tempo gostaria de escrever:
    Eu penso que momentos como o que tivemos no Seminário Pão, Tulipas e Educação, valorizam o educador, pelo carinho e atenção dedicados a nós naquela tarde.São momentos assim, de reflexão, de alegria,de descontração,de crescimento pessoal e profissional, que despertam sentimentos adormecidos, ou abafados pela rotina. Acredito que estes momentos desacomodam certezas, oportunizam novos olhares, novos saberes, auto-conhecimento e auto-crítica. Penso que poderíamos ter mais momentos semelhantes a essse em nossas reuniões Pedagógicas, mesmo que sejam de menos tempo. Acredito na formmação contínua do Educador, além de sua Formação Acadêmica. Obrigada por poder expressar isto! Nair

     

Postar um comentário

<< Home