Pão, Tulipas e Educação

Este é um ambiente onde será refletido assuntos ligados à Educação e reflexão do papel do professor.

terça-feira, novembro 07, 2006

Tarefa de casa2

Tendo 50% dos professores respondido que os alunos "as vezes" levantam questionamentos sobre as tarefas solicitadas, será que o objetivo de fixação de conteúdos (opinião da maioria – 16 de 22) está sendo alcançado?

24 Comments:

  • At 11/11/06 08:33, Anonymous Anônimo said…

    EU ACREDITO QUE O OBJETIVO DA TAREFA FOI ALCANÇADO NO MOMENTO QUE HOUVE UM PROGRESSO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO.

     
  • At 11/11/06 08:33, Anonymous Anônimo said…

    EU ACREDITO QUE O OBJETIVO DA TAREFA FOI ALCANÇADO NO MOMENTO QUE HOUVE UM PROGRESSO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO.

     
  • At 11/11/06 08:36, Anonymous Anônimo said…

    Isso é relativo, nem sempre o fato de não haver questionamentos significa que não se alcançou o objetivo, ele pode ter compreendido e por isso não questionou.
    Penso que o aluno irá questionar se ficou alguma dúvida e principalmente se tiver interesse de sanar sua dúvida ( nem todos se preocupam/ não dão importância para isso, é um risco que se corre).

     
  • At 11/11/06 08:43, Anonymous Anônimo said…

    Penso que nunca atingiremos a todos,mas se conseguirmos alcançar nossos objetivos com uma minoria, será o mesmo que uma sementinha lançada na terra, que com o tempo dará frutos.

     
  • At 11/11/06 08:45, Anonymous Anônimo said…

    ACREDITO QUE A FORMA COMO É CONDUZIDA A CORREÇÃO DO TEMA É TÃO IMPORTANTE QUANTO A ELABORAÇÃO E EXECUÇAÕ DO MESMO, POIS SE O PROFESSOR SIMPLISMENTE RECOLHE OS TEMAS E SINALIZA ERRO OU ACERTO, SEM QUE OCORRA UM MOMENTO DE DEBATE, PARA EXPOR AS RESPOSTAS, QUESTIONÁ-LAS E JUSTIFICÁ-LAS O ALUNO PERDERÁ O INTERESSE EM FAZER AS TAREFAS DE CASA E PENSAR A RESPEITO DELAS.

     
  • At 11/11/06 08:47, Anonymous Anônimo said…

    Sobre a segunda pergunta:
    A simples repetição de atividades em casa não causará interesse no aluno, pois já foi executado em sala de aula com entendimento. Penso que o aluno levanta dúvidas quanto o professor deixa em aberto a formulação de opiniões do aluno sobre tal conhecimento. E mais uma vez, acredito que a diferença está na transmissão do saber do professor. Quais foram os professores que mais nos marcarão? Por acaso, não foram aqueles que deixavam questões em aberto, fazendo nossos neurônios ferverem para chegar a uma resposta?

     
  • At 11/11/06 08:57, Anonymous Anônimo said…

    A tarefa de casa tem como objetivo fixar os conteúdos.Se o aluno deixa de realizar,é uma oportunidade desperdiçada.Infelizmente,para muitos pais,tema implica em parar para ajudar o filho a realizá-lo e, até, ter que admitir que não sabe fazê-lo.Para outros, falta comprometimento.

     
  • At 11/11/06 09:05, Anonymous Anônimo said…

    CREIO QUE NÃO . QUE CONTEÚDOS SÃO ESTES? A GRANDE MAIORIA DOS CONTEÚDOS, OU TODOS,NÃO FAZEM SENTIDO PARA O ALUNO.

     
  • At 11/11/06 09:05, Anonymous Anônimo said…

    Refletindo em cima desse resultado vejo que as tarefas que forem dadas deverão ser sérias sim , mas prazerosas, que necessitem do envolvimento do aluno em sua realização e que necessitem de pesquisa.

     
  • At 11/11/06 10:16, Anonymous Anônimo said…

    Enquanto professor devo proporcionar estes momentos extras para que os alunos que estão comprometidos com sua aprendizagem possam fixar o conteúdo e muitas vezes ir além, se fosse preocupar-me com os descomprometidos não estaria mais dando aula, apenas matando o tempo...

     
  • At 11/11/06 10:17, Anonymous Anônimo said…

    O não questionamento das tarefas vai depender de cada aluno.Assim como dúvidas que surgem em sala de aula.Alguns perguntam e outros preferem ficar quietos.Estou dando a oportunidade para o aluno tirar um tempo para ele reforçar o que foi dado em aula, espero que aproveite.

     
  • At 11/11/06 10:21, Anonymous Anônimo said…

    Penso que devo levar os alunos a pensarem, então a tarefa é um momento de buscarem novos conhecimentos, até porque o aluno que é interessado busca maiores informações e interagem com os colegas, por isso sempre deixo algum questionamento para casa.

     
  • At 11/11/06 10:32, Anonymous Anônimo said…

    NAO UTILIZO TEMAS SOMENTE PARA FIXAR, UTILIZO PARA AMPLIAR CAPACIDADES,PARA DESCOBERTAS, SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS,APROXIMAR FAMILIAS ,ENRIQUECER O PROJETO;

     
  • At 11/11/06 10:58, Anonymous Anônimo said…

    Considero que se interessante, o aluno tende a questionar e discutir a atividade, embora alguns por compreenderem, por desinteresse ou por possuirem dificuldades ao se comunicar, não o farão.

     
  • At 12/11/06 17:17, Anonymous Anônimo said…

    Acho que o tema vai além de fixar conteúdo. Quando bem organizado tem sua importância. Marinês

     
  • At 13/11/06 11:45, Anonymous Anônimo said…

    Pra tudo na vida a lei da física vigora:" Para cada ação uma reação". Se você tiver argumentação e criatividade para levar os seus alunos a buscar mais conhecimento, com certeza eles irão atrás . É claro que com os pequenos o envolvimento da família é fundamental e quando isso não ocorre, acabamos nos abatendo e caindo na mesmice e na velha rotina.

     
  • At 13/11/06 16:55, Anonymous Anônimo said…

    Como disse, uso tema no sentido de responsabilidade, aprimorar conhecimentos, mais aproximação dos pais. Penso que o aluno que é interessado, busca, pergunta, há um maior envolvimento por parte deles, quando gostam do que é proposto.
    Com certeza nunca atingiremos todos, mas se conseguirmos passar prazerosamente o que acreditamos, a semente foi lançada e os frutos virão com o tempo.
    Acho que temos que trabalhar a importrância desse tema em questão.

     
  • At 13/11/06 21:25, Anonymous Anônimo said…

    Ao ver os resultados das avaliações fica muito dificil acreditar que os alunos estão tendo um entendimento do conteúdo.O professor ao levantar hipoteses, desafiando o aluno, fará com que o mesmo pare e pense no que está sendo trabalhado facilitando assim questionamentos. É bastante importante a observação do professor neste período para que ele identifique o aluno que assimilou ou não.

     
  • At 16/11/06 15:29, Anonymous Anônimo said…

    Penso que, em parte já respondi esta pergunta na primeira resposta, mas gostaria de ressaltar que: acredito que a forma como é conduzida a "correção do tema" é de funtamental importância para os alunos, pois aí eles percebem se a professora realmente valoriza a realização do mesmo ou se é só para "encher linguiça", como "castigo"...Eu não acredito na eficiência das tarefas de casa que são apenas recolhidas pelos educadores, sinalizados os errros e acertos; sem um momento de comentários, socialização das descobertas ou mesmo debate sobre as facilidades ou dificuldades na realização dos mesmos acho que o "tema" perde um pouco do seu sentido e eficácia. Obrigada! Nair

    *Desculpem a demora, mas só hoje tive "Hora Atividade" onde consegui me concentrar nesta reflexão. Ok! Nair

     
  • At 16/11/06 21:06, Anonymous Anônimo said…

    O questionamento é importante, faz com que o aluno crie a capacidade de comunicar-se, refletindo sobre o assunto. Ao professor cabe considerar o aluno em sua totalidade, proporcionando experiências variadas e carregadas de significados para que o conhecimento possa ser significativo para ele.

     
  • At 19/11/06 15:09, Anonymous Anônimo said…

    A tarefa de casa nunca deve ficar sem correção e é a partir desse momento que haverá discussão e reflexão sobre o que foi realizado/pesquisado e a tarefa passará a ser significativa para o aluno.Rosangela

     
  • At 19/11/06 21:45, Anonymous Anônimo said…

    Se "às vezes" os alunos questionam, entendo que às vezes também se comenta ou questiona, pois a continuidade desta tarefa é que vai dar o maior significado, se isso não acontecer,como já comentei na outra questão, fica vazia e sem valor.

     
  • At 20/11/06 14:29, Anonymous Anônimo said…

    Acredito no tema de casa, pois é uma maneira do aluno recuperar e relembrar o que foi trabalhado/questionado em aula. Nem sempre consigo, mas acho interessante que o tema seja como um desafio para o aluno.

     
  • At 5/12/06 12:30, Anonymous Anônimo said…

    O OBJETIVO DA TAREFA DE CASA FOI ALCANÇADO,PRIMEIRO,SE O ALUNO A FEZ E DEPOIS , SE O PROFESSOR DER CONTINUIDADE AO ESTUDO ,ESCLARECENDO DÚVIDAS ,ORIENTANDO O ALUNO,DANDO REALMENTE IMPORTANCIA PARA O ESTUDO DESENVOLVIDO.ESTUDAR SEMPRE TERÁ SEU LADO BOM!!!DESCOBERTAS,NOVAS CURIOSIDADES....

     

Postar um comentário

<< Home