Pão, Tulipas e Educação

Este é um ambiente onde será refletido assuntos ligados à Educação e reflexão do papel do professor.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Curriculo e Vida


Assim como a vida, também o currículo é perpassado, necessariamente, por mudanças. Você consegue dar a mesma aula, repetir o mesmo conteúdo para diferentes turmas, ao longo dos anos? O que você já mudou neste ano de 2006, nas suas aulas?






Cena do Filme Pão e Tulipas -Direção: Silvio Soldini

31 Comments:

  • At 5/9/06 14:11, Anonymous Anônimo said…

    Penso que nunca conseguimos utilizar as mesmas aulas sem modificações, apenas podemos aproveitar as idéias. Cada turma tem uma particularidade,se interessa por um determinado assunto e o que funciona com uma nem sempre funciona com outra. Mas para sabermos o que podemos ou não fazer com os alunos, é preciso tentar primeiro para após concluirmos.
    Neste ano tive que mudar muitas vezes e ainda continuo a mudar pois, tenho duas turmas totalmente diferentes e preciso perceber quais as suas necessidades e qual a melhor maneira de envolvê-los no trabalho ...isso é um desafio constante, pois meu objetivo é que todos consigam aprender com prazer. Confesso que tem os momentos de angústia quando não dá certo ou enquanto não se acha uma solução ( há colegas que sabem...) mas há os momentos de muita satisfação quando se consegue ver os alunos produzindo com prazer!!!!

     
  • At 5/9/06 14:15, Anonymous Anônimo said…

    Percebo que a cada ano que passa temos um novo olhar para o trabalho que realizamos com nossos alunos.
    Isto acontece pois os alunos de hoje não são os mesmos dos alunos dos anos anteriores.Cada ano é um
    ano e com certeza surgiram momentos
    diferentes na sociedade que estão inseridos nossos alunos ,sendo necessário refletirmos sobre este momento.

     
  • At 6/9/06 00:35, Anonymous Anônimo said…

    Currículo e vida... Penso que esta é a primeira relação que temos que fazer. Ninguém mais é o mesmo depois do momento que acabou de se efetuar. Portanto... Como dar a mesma aula, emitir um mesmo signo para afetar todos os alunos durante anos... Impossível.
    Neste ano de 2006 não tive turma de alunos, porém, ocorreram mudanças comigo... Não sou mais a mesma depois de trabalhar na Machado. Com certeza, um lugar singular. Lugar este, onde conheci pessoas maravilhosas e professores cheios de vida, de força afirmativa, de vontade e de potência. Lugar também, onde percebi sofrimento, forças reativas, apenas reprodução do Mesmo. Eis a coexistência de dois tipos de forças nesta Escola: está aí o sinal, o movimento que pode gerar a mudança.
    Rose

     
  • At 6/9/06 08:53, Anonymous Anônimo said…

    Neste ano mudei muitas coisas na forma de trabalhar que foram positivas, exemplo: sala de informática... Mas outras não foram tão positivas, como por exemplo: dar exatamente a mesma aula para todas as turmas, não funcionou, então tentei diversificar: dei o mesmo conteúdo modificando um pouco a forma, de acordo com a turma. Noeli.

     
  • At 6/9/06 15:23, Anonymous Anônimo said…

    Cada ano é um recomeçar de idéias e desafios, com certeza as aulas podem ser modificadas e focalizadas na aprendizagem de acordo com a turma. Não é possível passar as mesmas coisas, aproveita-se o que foi bom e o restante deixa-se de lado.A matemática deve estar vinculada com a vida e representação concreta de´problemas cotidianos. Jogar é necessário para aprender com prazer.

     
  • At 10/9/06 14:15, Anonymous Anônimo said…

    Já atuei em diferentes realidades, porém sempre busquei uma identificação com as comunidades e procurei práticas adequadas que propiciassem condições para uma possível aprendizagem. Estas buscas constituiram um aspecto relevante na minha prática profissional, pois ultrapassei a mera transmissão de conteúdos/conhecimentos, direcionando-me a posturas diferenciadas frente aos diversos grupos de alunos com os quais convivi. Baseei-me na utilização de uma linguagem comum, pois através da democratização da linguagem, pôde ser estabelecida uma atmosfera comum que encorajava os alunos a falarem de suas vivências, a serem atores partipantes do processo.

     
  • At 10/9/06 21:37, Anonymous Anônimo said…

    Cada ano temos alunos diferentes, com características próprias. Procuro a cada ano realizar um trabalho diferente, de uma forma que acredito ser melhor.
    Este ano, estou realizando um trabalho muito diferente. Estou me realizando e pelas obsrevações feitas pelos alunos , acho que estão gostando.Isso está me deixando muito feliz. Marinês

     
  • At 10/9/06 22:54, Anonymous Anônimo said…

    Acho meio difícil,pode-se ter um mesmo plano para uma turma,mas quando aplicado em turmas diferentes os resultados não serão os mesmos,cada turma responde de uma maneira,pois tem características diferentes.Como tudo na vida muda,eu por exemplo tive que mudar meus planejamentos,pois a realidade do município e da escola são bem diferentes do que estava acostumada a trabalhar,tudo se aprende na vida,uns respondem mais rápidos as mudanças,outros demoram um pouco mais,acho que estou em processo de mudança,e minhas aulas estão mudando também,para mim esta sendo muito bom,estou aprendendo muito e sinto que meus alunos também.Bjs Su.

     
  • At 11/9/06 09:59, Anonymous Anônimo said…

    Todo ano as coisas mudam, mudam os alunos, as necessidades, as prioridades. Nós mudamos também....
    Creio que o grande desafio desse ano está sendo trabalhar com a diversidade de personalidades e de relacionamentos.
    O conteúdo muda conforme essas necessidades e nem sempre eu me sinto preparada para isso, mas tenho tentado.
    O que me anima é poder contar com o apoio esse grupo de pessoas maravilhosas da Machado.

     
  • At 11/9/06 11:13, Anonymous Anônimo said…

    A cada ano a proposta nas turmas é diferente. É aí que entra o mundo mágico do professor. Sei que os alunos tem metas a serem atingidas e nelas preciso criar, inovar, transformar com imaginação, passando os conhecimentos precisos através de técnicas que cativem o aluno e o levem a participam ativa nas aulas. Este ano estou me sentindo bastante cansada, mas ao mesmo tempo gratificada ao ver meu aluno mostrar resultados fascinantes nas atividades propostas. A leitura e a pesquisa sobre diversos assuntos se fez presente no meu planejamento. A realização de dinâmicas de grupo com alunos foram emocionantes. Em algumas pude observar e conhecer melhor "quem é o meu aluno".

     
  • At 11/9/06 13:04, Anonymous Anônimo said…

    Tudo que vira rotina se torna algo morto, sem vida,a qualquer sinal de mudança a vida retorna.Cada grupo de alunos possui suas características próprias e fica difícil querer trabalhar com diversos grupos com a mesma proposta.A cada ano que inicia é necessário que se conheça o grupo para a elaboração e construção do que será trabalhado.

     
  • At 11/9/06 14:50, Anonymous Anônimo said…

    não é possivel pois trabalho projetos e cada turma dá uma direção e este ano estou trabalhando pela primeira vez com ed. artistica e ensino religioso e está sendo um desafio constante;é tudo mágica...

     
  • At 11/9/06 15:21, Anonymous Anônimo said…

    MUDA O ANO, MUDAM OS ALUNOS, MUDA NOSSA FORMA DE PENSAR E AGIR... NÃO HÁ COMO SERMOS OS MESMOS DE UM ANO PARA O OUTRO, FAZERMOS O MESMO TRABALHO, AS MESMAS COISAS, ESTAMOS EM CONSTANTE MUDANÇA...

     
  • At 11/9/06 15:28, Anonymous Anônimo said…

    ,Não aceito que um educador dê uma aula exatamente igual em várias turmas.Cada grupo vive um momento diferente.Não se pode nivelar as pessoas como se fossem bonecos feitos de um mesmo molde.Cada um de nós é especial e insubstituível a si mesmo.Ambos,professor e aluno precisam levar em conta suas idiossincrasias e juntos criar seu momento de aprendizagem só assim fará sentido estar na escola.

     
  • At 11/9/06 20:33, Anonymous Anônimo said…

    Acredito que não é só turmas diferentes que temos todos os anos e sim temos uma turma diferente a cada dia, e cada dia entrar na sala pode ser um momento imprevisível, pois cada aluno traz marcado a sua história, que pode ser feliz, morna, sem graça, infeliz ou talvez até trágica e isto pode ter acontecido há alguns anos, há alguns dias ou a poucas horas. Assim também é o professor que entra diferente a cada dia em sua sala. Gosto de usar o exemplo que entrar na sala a cada dia é como entrar no mar: temos uma idéia do que nos espera, mas nunca a certeza da "temperatura", das "correntes" e do que acontecerá após o mergulho.

     
  • At 11/9/06 21:27, Anonymous Anônimo said…

    Impossível dar a mesma aula, considerando que cada dia é um dia diferente e estamos na frente de alunos diferentes. Acredito que estamos em constante mudança, não somos estáticos. Em 2006 já fiz algumas coisas diferentes, algumas melhores que nos outros anos, outras nem tanto, algumas que me frustaram. Mas mesmo com as que me frustaram... prendi muito.

     
  • At 11/9/06 21:49, Anonymous Anônimo said…

    Acho bem importante fazer o planejamento diário, pois evita o improviso. Mas muitas vezes o planejamento acaba sendo executado de maneira diferente, ou até mesmo não executado. Tenho "aprendido" a não ter medo de ousar, de errar, de chorar. Percebo que posso ensinar o mesmo conteúdo aos meus alunos, de maneira prazeirosa, diferente do que eu estava acostumada a fazer. Constatei também que nem sempre o que era importante para mim era para os meus alunos, e que a sala de aula, nem sempre é o melhor lugar, para se aprender e para se ensinar.

     
  • At 11/9/06 22:00, Anonymous Anônimo said…

    Cada dia ao acordar penso: Que bom mais uma chance para continuar meu processo de transformação, de amadurecimento.
    Cada dia ao sair de casa e ver o sol majestoso e maravilhoso seja brilhando ou escondidinho atás de alguma nuvem penso: que eu tenha, hoje, serenidade, coragem e sabedoria como ele (o sol) para ser um pouco melhor do que fui ontem.
    Quando entro em sala de aula encontro diariamente uu novo dasafio, pois cada momento que estou com meus alunos é imprevissível. Muitas vezes extremamente gratificantes, outras frustantes...mas isso é o que mexe com a gente, provoca mudanças, crescimento pessoal e profissional.
    Cada turma, cada aluno é único sendo porém difícil agirmos e trabalharmos igual com todos.São nesses momentos que tento imitar meu amigo sol e fazer a difereça no
    crescimento pessoal de meus alunos
    seja com uma palavra, um gesto ou um conteúdo trabalhado.
    Estou aprendendo que quando faço o que me dá prazer e acredito ser bom. Não importa o tempo que levo para chegar onde desejo e sim de alegrar-me quando chego.

     
  • At 11/9/06 22:25, Anonymous Anônimo said…

    Cada ano é realmente um recomeço, um renascer, pois cada turma tem suas características, interesses e nescessidades. Penso também que a educação não pode parar no tempo e repetir aulas que não atendam agreguem conhecimentos úteis aos alunos, é preciso estar sempre atualizando as aulas, fazendo ligação com o que está acontecendo no mundo a nossa volta, dentro da realidade de cada um.
    Este ano dei passos significativos para mim, como o desafio das tintas, dos passeios com os alunos, do uso freqÜente ca informática como recurso didático. Fátima

     
  • At 11/9/06 22:25, Anonymous Anônimo said…

    Cada ano é realmente um recomeço, um renascer, pois cada turma tem suas características, interesses e nescessidades. Penso também que a educação não pode parar no tempo e repetir aulas que não atendam agreguem conhecimentos úteis aos alunos, é preciso estar sempre atualizando as aulas, fazendo ligação com o que está acontecendo no mundo a nossa volta, dentro da realidade de cada um.
    Este ano dei passos significativos para mim, como o desafio das tintas, dos passeios com os alunos, do uso freqÜente ca informática como recurso didático. Fátima

     
  • At 11/9/06 22:26, Anonymous Anônimo said…

    Cada ano é realmente um recomeço, um renascer, pois cada turma tem suas características, interesses e nescessidades. Penso também que a educação não pode parar no tempo e repetir aulas que não atendam agreguem conhecimentos úteis aos alunos, é preciso estar sempre atualizando as aulas, fazendo ligação com o que está acontecendo no mundo a nossa volta, dentro da realidade de cada um.
    Este ano dei passos significativos para mim, como o desafio das tintas, dos passeios com os alunos, do uso freqÜente da informática como recurso didático. Fátima

     
  • At 11/9/06 23:48, Anonymous Anônimo said…

    Bem, se pararmos para pensar em Currículo e Vida, teremos a resposta para a questão, pois VIDA é sinônimo de renovação, então é praticamente impossível repetir a mesma aula em turmas ou anos diferentes. Cada turma terá suas características e cada aluno seu próprio pensar e agir. Isto seria na minha opinião, colocar um quadrado dentro de um orifício redondo o que com certeza não sairia um bom resultado.
    Neste ano, em especial, estou lidando com várias mudanças, dentro da proposta da Informática Educativa na Machado. A primeira foi a proposta do agendamento das turmas, seguida do hábito do planejamento prévio definindo objetivos e metas. Maior engajamento das turmas maiores e uma maior valorização do espaço pelos professores, bem como, exploração de ferramentas virtuais como blog, jornal virtual e fotolog, e outras. Acredito que a Machado esteja vivendo seu momento sabático, e isto é muito importante, pois todos sairemos ganhando, alunos, professores e comunidade escolar. Concordo com a Rose, a hora é agora!

     
  • At 12/9/06 01:11, Anonymous Anônimo said…

    Eu não consigo repitir o planejamento em anos diferentes, cada ano é um ano isso nos indica uma nova turma com suas características, valores e vontades. Não podemos colocar todos dentro de uma mesma forma e achar que teremos pães iguais. Acredito que o bom processo educativo é aquele que ensina a pensar e não a repetir valores do educador; que se baseia no respeito à diferença e valorização da diversidade e que, desta forma, resiste aos processos de homogeneização do saber e sua transmissão, assim como de globalização indiscriminada e esmagamento dos valores culturais. É aquele que transmite os valores culturais “da moda” e os tradicionais; que constrói com segurança e bom fundamento a ponte necessária entre o passado e o futuro; que relativiza o tempo e intensifica a responsabilidade do papel de cada um perante sua cultura e a dos outros. Temos que Educar para o pensamento e despertar de nosso sono de irreflexão; abortar nossas opiniões refletidas e irrefletidas; indignar-se e admirar-se; abrir nossas janelas conceituais para o vento do pensamento e começar já o nosso diálogo interno e externo com nossos alunos. Mudei muito este ano, pois procuro propiciar aulas dinâmicas e criativas com meus alunos. Vejo-Me como uma nova pessoa que busca pelo significado com sua atividade mais livre e prazerosa.Acredito que estejamos no caminho certo,mas devemos ir com cautela e realmente a mudança é agora.

     
  • At 12/9/06 16:24, Anonymous Anônimo said…

    O planejamento de nossas aulas são importantes para nos dar segurança e alcançar nossos objetivos, mas isso não pode ser trabalhado de maneira estática, pois um bom planejamento é flexível e trabalha a realidade e a necessidade do aluno naquele momento, trabalha para a construção do conhecimento, para a reflexão. Não é possível trabalharmos conteúdos da mesma maneira, precisamos sempre inovar, reciclar e melhorar nossa prática docente. Neste ano minha vida e minhas aulas mudaram radicalmente, posso dizer que foi da água para o vinho, tudo está mais prazeroso porque o novo sempre desperta interesse, vontade de querer mais, de ir além, ultrapassar barreiras , mesmo que isso cause dor e sofrimento. Rosangela Böes

     
  • At 13/9/06 11:23, Anonymous Anônimo said…

    Sandra: Currículo e vida....penso que temos que trabalhar com a realidade dos alunos, respeitá-los porque o aluno não é "uma tábua rasa" tem suas vivências,sua família....por isto devemos diversificar nosso planejamento, para conseguir atingir nossos objetivos.Sandra Monteiro

     
  • At 14/9/06 00:00, Anonymous Anônimo said…

    Para mim este ano está sendo um momento de realização pessoal e profissional, pois me sinto mais leve e consigo atingir melhor meu aluno.Não consigo utilizar o mesmo plano de um ano para outro, pois meus alunos mudaram, são outras visões.Acredito que encontrei meu caminho.
    Quando alguém encontra seu caminho, precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, o desânimo são ferramentas que enfrentaremos para conhecer a estrada a percorrer.
    É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.
    Joice

     
  • At 14/9/06 00:08, Anonymous Anônimo said…

    Não utilizo o mesmo planejamento de um ano para o outro, posso retirar alguma atividade que deu certo, mas modificando-a . A cada ano que passa a realidade global se modifica muito rápidamente, desta forma temos que acompanhar esta evolução e não repetindo conteúdos ultrapassados.
    Não podemos ter medo de ousar.O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.
    Vera

     
  • At 18/9/06 09:31, Anonymous Anônimo said…

    Considero o diário importante, pois é nele que esquematizo, registro minhas aulas. Neste ano já mudei neste sentido, porque antes era muito presa ao planejamento e hoje vejo como as crianças são flexíveis, questiono o que eles querem aprender, ocorrendo assim bastante flexibilidade no planejamento.
    Mesmo atuando vários anos c/ a mesma serie, a cada ano tudo muda,são novas expectativas, é um novo começar.
    Nunca me senti "macaca velha no ramo" porque acho que a aprendizagem é um processo em construção; enquanto há vida estamos aprendendo.
    A cada ano, estou me permitindo aprender muito mais c/ meus alunos do que propiamente ensinar. O cotidiano dos pequenos é muito presente em sala de aula. Acredito que o laço de afetividade, o diálogo,a linguagem oral e escrita, a música, as histórias, as dramatizações, os jogos, as brincadeiras são essenciais para aprender com prazer.
    A Rede está investindo na formação e atualização dos professores, nos proporcionando muitas inquietudes. Estou sempre me questionando e espero poder contribuir para a construção de conhecimentos dos meus alunos, sendo capazes de refletir, pensar, opinar, acertar e errar.

     
  • At 18/9/06 18:36, Anonymous Anônimo said…

    Para mim este ano é um ano singular. Uma turma de terceiro ano maravilhosa e que me desafia constantemente. Eu tenho dificuldade de utilizar planos de aula de outros anos, eu consigo apenas, às vezes, olhar alguma sugestão, mas não re-aproveito planos de anos anteriores. Eu acredito que os alunos a cada ano são únicos, com sua história de vida e .....

     
  • At 20/9/06 15:16, Anonymous Anônimo said…

    Partindo-se do princípio que estamos em constante aprendizado, eu aprendo e o meu aluno também, portanto não posso utilizar o mesmo plano de aula de um ano para o outro, o momento é outro os alunos são outros, e no meu caso, o grupo social é outro. Claudia.

     
  • At 4/12/06 14:49, Blogger Giselda Correa said…

    Sou professora do municipio de SL e estou fazendo uma oficina sobre BLOG.Ao visitar este, não pude deixar de observar esta postagem e dizer que concordo com a colega Fabiana na questão de que cada turma é uma turma e a diversidade é muito grande. E isso é em tudo: comportamento, interesses, dificuldades, etc.. Então acredito que utilizar o mesmo material de um ano para outro sem fazer as modificações necessárias, adaptando-as para o grupo que está usando naquele momento,não trará o resultado esperado já que não está visando a real necessidade deste.
    Abraços, GI

     

Postar um comentário

<< Home